Total de visualizações de página

sábado, 14 de julho de 2012

O Judeu Luso-Espanhol, na Estrutura Social do Nordeste do Brasil. <--------Clique Aqui

Esse Blog é muito interessante não deixe de ver esse trabalho fascinante sobre a colonização do Nordeste.


O Judeu Luso-Espanhol, Sefardita,
na Estrutura Social do Nordeste do Brasil.

Os Ximenes de Aragão, os Drummond de Andrade e os Feitosa
Diante deste trabalho de indispensável leitura para o resgate da identidade histórica do Nordeste do Brasil, refém da estéril historiografia oficial, sempre a serviço dos aparelhos ideológicos de dominação social, eu procedi às atualizações desta minha crônica com citações e referências do ensaio de Caesar Sobreira. As quais vêm corroborar, em aspectos historiográficos e sociológicos, a minha livre dissertação.
Há outros grupos familiares, a exemplo dos Albuquerque, os quais tiveram a sua estrutura de clã prematuramente rompida; em conseqüência das perdas com a Guerra dos Mascates, 1710, e, em 1817, com a sucumbência da Confederação do Equador. Sendo estes episódios: as causas do empobrecimento e da desagregação de muitos dos ramos descendentes. A ascendência deste grupo é tratada neste blog: na crônica Proposopéia de necessária leitura.
Os Feitosa, com origens no Norte de Portugal: rincão de massiva ancestralidade judaica. Como registra Caesar Sobreira. Com passagem por Sirinhaén: Pernambuco. Onde se consorciaram aos Pais, ou Paes, Barreto. Na propriedade de partidos de cana-de-açúcar e de currais de gado no São Francisco. Região da cidade de Penedo; no atual Estado de Alagoas: a provocar especial interesse.
Despontando João Alves Feitosa: o mesmo João Cavalcanti. Pioneiro da pecuária vacum no Brasil. Patriarca da aristocracia pastoril. A melhor dizer: da “bovinocracia”. Chegado à colônia em 1650. Em companhia do seu irmão José Alves Cavalcanti. Recebendo, em 1680, sesmarias de 40 léguas em Araripecico, região da cidade de Penedo.
O seu filho Lourenço Alves Feitosa: o qual não deixou descendentes. Fez-se ao Ceará, em companhia do seu sobrinho Francisco: filho de Pedro Alves Feitosa. Lourenço acumulou o patrimônio inédito de 23 sesmarias ( cf. Tomaz Pompeu, Sesmarias Cearenses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário