Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2011

IMIGRANTES FRANCESES NO BRASIL -

Clique no título da página. Documentos digitalizados de nascimentos, casamentos.

Imigrantes Alsacianos no Brasil
Alsacia e a Lorena, foram territórios de disputa entre a França e a Alemanha durante um longo tempo. Tanto a Alsacia e como uma pequena parte da Lorena (Lorena Moselana) foram anexadas ao território alemão logo após a guerra franco-prussiana de 1870.

O tratado de Frankfurt acordado entre o chanceler alemão Otto Von Bismarck e o chefe de governo Frances Adolphe Thiers, concedeu aos residentes da região o prazo de até 1 de outubro de 1872 para decidir entre imigrar para a França ou permanecer na região e receber a nacionalidade alemã. Em 1876, cerca de 100.00 (5%) dos residentes da Alsacia-Lorena havia imigrados para a França.

Muitos destes alsacianos, em sua maioria judeus, imigraram ara o Brasil a partir de 1870, atraídos pelo auge econômico do café e estimulados pela derrota da França contra a Alemanha.A Alsácia permaneceu sendo parte da Alemanha até o final da primeira guerra mundial em 1918, quando a Alemanha cedeu a região novamente à França. O governo da nova republica alemã firma o armistício de Rethondes em 11 de novembro de 1818. A guerra termina com a vitória dos aliados.

Curiosamente, neste mesmo dia muitos dos alsacianos residentes em São Paulo se apresentaram ao consulado Frances de São Paulo para se registrar e receber o reconhecimento de cidadania francesa. Deste modo podiam solicitar a Carte d’Identité Consulaire ( documento de identidade Frances ), seu passaporte e obter a proteção do estado Frances no estrangeiro.

O consulado de São Paulo abriu um registro de matricula só para alsacianos, que se estendeu de 1 de novembro de 1918 a 22 de março de 1919.

Alguns dos sobrenomes que se registraram: Metzger, Weil, Bicard, Falck, Aaron, Meyer, Moock, Haenel, Metzger, Bloch, Soeb, Lèvy, Killinger, Sohn, Dreyfuss, Bhum, Higelin, Zúndel, Auer, Schild, Guthman, Works, Lazare, Rheims, Cerf, Falck, Lang, Guyot, Hermann, Reichart, Hoff, Nierengarten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário